Pesquisa

sábado, 3 de julho de 2010

Brasil X Argentina...


É certo que Brasil e Argentina foram sempre protagonistas de jogos emocionantes e históricos no futebol e que essa rivalidade ultrapassa os limites dos gramados, chegando aos comerciais de TV, outros esportes e muitas piadas.
Nesta Copa do Mundo no continente africano a torcida sofreu a decepção da eliminação nas quartas de final para a Holanda, em um resultado de 2 a 1, suado até o último segundo, mas essa decepção foi logo substituida pelo gostinho saboroso de ver a derrota da seleção argentina por uma goleada da Alemanha de 4 a 0.
A felicidade voltou a reinar em solo brasileiro, as vuvuzelas voltaram a tocar e os fogos de artifício comprados para as comemorações de vitórias brasileiras foram queimados com muito prazer numa comemoração quase tão boa: a derrota de Maradona, Messi e cia.
Desde a década de 70, os brasileiros aos poucos foram liquidando com a diferença que existia em favor dos nossos vizinhos argentinos. Examinando-se exemplos mais antigos pode-se constatar a magnitude do obstáculo que os argentinos sempre apresentaram aos brasileiros. Em 114 partidas com a camisa do Brasil, Pelé só sofreu 12 derrotas, e quadro delas contra a Argentina. O jogador Jair Rosa Pinto, em 25 anos de carreira ganhou da Argentina apenas 1 partida, e ainda assim com um placar apertado de 3 a 2 e perdeu cinco jogos, sendo dois por goleadas de 5 a 1 e 6 a 1.
A vantagem argentina se dá nas competições do Campeonato Sul-Americano, em que eles levantaram a taça 14 vezes e o Brasil apenas 8, tendo as 4 primeiras vitórias em casa e em uma das competições não enfrentou a Argentina.

Mas a verdade é que nas Copas do Mundo, a vantagem é brasileira, não apenas pelo número de títulos, mas também pelos confrontos diretos, tendo os rivais se cruzado quatro vezes, com duas vitórias para o Brasil, um empate e uma derrota.
A superioridade brasileira tem sido demonstrada com maior ênfase nos tempos recentes. Em 1993 a Argentina conquistou seu último título, o da Copa América, e desde então o Brasil levantou 8 taças importantes: As Copas do Mundo de 1994 e 2002, as Copas Américas de 1997, 1999, 2004 e 2007 e as Copas das Confederações de 1997 e 2005. Nessas conquistas temos em nosso acervo de rivalidade contra a Argentina três vitórias na final, sendo duas por goleada.

Piadas e brincadeiras à parte, a verdade é que os confrontos entre Brasil e Argentina são esperados por todo o mundo, e infelizmente nessa Copa da África do Sul não haverá mais este possível encontro na final, teremos que adiá-lo um pouco mais.
E que venha 2014. Nosso país receberá a Copa do Mundo com mais preparo, mais condições de levar o Hexa campeonato e todos esperamos mais títulos de vantagens sobre os argentinos, sem contar nas novas piadas que surgirão após essa doce goleada sofrida, e principalmente pela decepção dos "hermanitos" que não poderão prestigiar dom Diego Maradona cumprindo sua promessa ( que mais parecia uma ameaça) se ganhassem a Copa no continente africano.

Maria Montessori


"A primeira idéia que uma criança precisa ter é a da diferença entre o bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade."

Ao contrário do que muitos pensam, Maria Montessori não se formou educadora por livre e espontânea vontade. O que a levou a ter sua vida dedicada aos pequenos foi o fato de viver em uma sociedade em que mulheres não exerciam as funções médicas, profissão que Montessori se formou. Ao se deparar com situações em que o verdadeiro tratamento era a educação, Montessori cria seu método e a "Casa de Bambini".
Acesse o link dos vídeos que nos mostram - de maneira poética- a biografia desta mulher que revolucionou uma época e é grande referência para educadores do mundo todo.
http://www.youtube.com/watch?v=SiXE7zreG38
http://www.youtube.com/watch?v=8S-TtCzEDvQ

EDUCAÇÃO e princípios
O trabalho desenvolvido entre crianças especiais, mediante uma experiência prática e fecunda, trouxe, como consequência, o aparecimento de uma Maria Montessori teórica e organizadora de um método geral da educação infantil.
Para a doutora Montessori, a educação tem por objetivo o desenvolvimento das energias da criança, forçs estas inatas e interiores no ser, que se desenvolvem mesmo sem o auxilio alheio.
Maria Montessori em sua pedagogia nos fala do “período sensível”, que é enriquecido no seu processo pelo principio do silencio, cuja influencia certa advem da filosofia oriental com forte enfase na introspecção.
“ (...) o silêncio deve ser entendido de um modo positivo, como um “estado superior” à ordem normal das coisas, como uma inibição instantânea que exige um esforço, uma tensão da vontade, que elimina os ruidos da vida cotidiana, como que isolando a alma das vozes exteriores.” (Montessori, 1965)

CRIANÇA:
“A criança é um corpo que cresce e uma alma que se desenvolve, a dupla realidade fisiológica e psíquica, tem uma fonte eterna: a vida, e nós não devemos viciar ou sufocar essas potencialidades misteriosas, antes aguardar suas manifestações sucessivas”(Montessori 1965)
Montessori enfatiza a necessidade de adequação das condições para o desenvolvimento e o aprendizado das crianças, condições que possibilitarão a ela encontrar seu próprio caminho, a plenitude de seu ser atraves da exploração e apropriação do ambiente.
Para Montessori a crianca:
“(...) é um explorador ousado de um mundo em que tudo é novidade, e, como explorador, o que mais necessita é de um caminho: isto é, algo limitado e direto, que a conduza e a salve dos fatigantes desvios que a estorvam em seu avanço.”
MATERIAIS:

Pontos positivos e negativos:
Tem uma aplicabilidade universal.
Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho, do trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com muita alegria.
Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de aprender fazendo. Em cada etapa do crescimento mental da criança são proporcionadas atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades.
Ainda que ofereça à criança uma grande espontaneidade consegue capacitá-la para alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis superiores de sucesso escolar, que os alcançados sobre os sistemas antigos.
Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções tais como recompensas e castigos. Explica-se tal fato por tratar-se de uma disciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de fora.
Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança, concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica, permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui no fundamento de uma disciplina real.
Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria, e assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.
Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.
Não necessita desenvolver o espírito de competição e a cada momento procura oferecer às crianças muitas oportunidades para ajuda mútua o que é feito com grande prazer e alegria.
Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem coerções e sem necessidade de competir, não sente as tensões, os sentimentos de inferioridade e outras experiências capazes de deixar marcas no decorrer de sua vida.
O método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais. Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais.
"A preparação que nosso método exige do professor é o auto-exame, a renúncia à tirania. Deve expelir do coração a ira e o orgulho, deve saber humilhar-se e revestir-se de caridade. Estas são as disposições que seu espírito deve adquirir, a base da balança, o indispensável ponto de apoio para seu equilíbrio. Nisso consiste a preparação interior: o ponto de partida e a meta.“
- Maria Montessori; A Criança;p. 178; 1983, Editorial Nórdica Ltda; Brasil]

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Como criar uma blog.

Olá pessoal, atendendo a alguns pedidos esta postagem servirá para dar um pequeno auxílio de criação de blogs. Quando eu fui criar o meu, procurei em vários sites e blogs que ensinassem a fazer um blog gratuito, mas se você seguir os passos que irei indicar agora, não vai necessitar consultar muitos outros sites como eu. A primeira coisa a se fazer é criar uma conta no Google (Gmail). Se já existir uma conta gmail é só prosseguir entrando no site da Bloogger: www.bloogger.com e seguir o caminho indicado.

Este vídeo do youtube explica detalhadamente os procedimentos:


Se houver alguma dúvida ou dificuldade na criação podem me procurar nos emails: doris.mr27@gmail.com ou dorisax@hotmail.com

Um grande abraço e boas postagens!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Diversão...solução sim. Diversão...solução pra mim!


Todos nós, sem excessões, adoramos nos divertir, seja em casa, em um parque, numa festa, em qualquer lugar. Com muita gente, pouca gente, ou até sozinhos as vezes. Diversão é algo maravilhoso, todo mundo merece e precisa, a grande questão que chega aos meus pensamentos é o que as pessoas estão fazendo para se divertir.
Nossa sociedade está vivendo uma nova era de comportamentos da juventude. Falando assim pode até parecer que sou uma vovozinha... mas falo isso justamente porque estou vivendo esta juventude, na plenitude dos meus 21 anos digo isto sem medo.
Essa nova era, novo momento de que falo diz respeito exatamente ao divertimento, essa coisa que é tão buscada pelos jovens.
Não é preciso andar muito para logo perceber nas cidades a existência de danceterias, choperias, bares frequentados por muitos jovens. Em especial neste período de copa do mundo, com telões para transmissão dos jogos.
Estes são os principais meios de diversão da juventude atual, não há nada de errado nisso... certo?... Há sim! O ÁLCOOL.
O álcool, esta droga lícita permitida a todos os cidadãos com mais de 18 anos.
Não haveria nada de errado no consumo de bebidas alcoólicas se não fosse o excesso. Eu também aprecio um bom vinho, um chopp bem gelado, caipirinha, drinks de frutas... aprecio sim, mas como dizem os comerciais: Com moderação...rs.
E é justamente essa moderação que anda faltando por aí.
Nesses dias em que a seleção brasileira ganhou um jogo da copa, a comemoração nas cidades foi animada e perigosa. Muitas pessoas pegam seus carros e motos e saem como verdadeiros loucos, com o predomínio das vuvuzelas e da imprudência.
Nas baladas ou festas, muita dança, risadas, azaração e muita... mas muita bebida mesmo.
A sensação é que se não puder beber uma grande quantidade de cerveja, vodka, wisky com energético entre outros, a diversão não é completa.
Sei que posso parecer mesmo uma vovozinha chata, mas eu me divirto tanto e até mais do que muitas pessoas que bebem demais.

Todas as pessoas tem uma resposta em comum para uma pergunta: O que desejamos para nossa vida?
A resposta sempre é: Ser feliz.
Devemos pensar um pouco nessa resposta, e ver que só iremos ter a certeza de que esse objetivo foi alcançado no dia em que partirmos desta vida.
E o que fazemos para ser feliz?
Certamente as consequências do uso de drogas como a bebida não trazem felicidade pra ninguém. Consequências que podem ser uma "barriguinha de chopp", um corpinho que antes poderia ser esbelto vai ficar com uns quilinhos a mais. Ou as consequências de uma doença provocada pelo uso em excesso do alcool. As consequências de um vício adquirido, que traz sofrimento a todos a sua volta. Até mesmo a fatal consêquencia de uma morte por acidente, devido à imprudência de dirigir alcoolizado.
Enfim... nada disso traz felicidade. Não condiz com o desejo que todos temos de viver uma vida longa e feliz.

Por isso acredito que é possivel haver diversão sem o exagero no consumo de alcool, e quer saber?... essa sã diversão é até mais divertida. Não dá dor de cabeça no dia seguinte, não dá barriguinha, e principalmete, nos ajuda a conquistar o objetivo maior de toda diversão: A Felicidade!