Pesquisa

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Uma coisa puxa outra...


Estava assistindo a um programa de entrevistas, desses que passam a noite, justo na hora em que temos que dormir, mas a qualidade do programa faz a gente esquecer da hora e perder o sono.

O apresentador recebeu para um quadro do tipo conversa descontraída no jantar, um diretor de tv da Record e o ator Paulo Goulart da globo, e a conversa se encaminhou aos assuntos da TV com um certo grau de nostalgia, pois os dois convidados viveram em uma época em que a TV era artesanal, ao vivo, com poucos recursos, mas que ainda assim funcionava e foi realmente uma grande revolução para a sociedade brasileira, que passou a adotar a televisão como mais um membro da família. Como disse Paulo Goulart: Arroz, feijão e televisão...

É fato que a televisão proporciona a todos nós uma grande ferramenta para o conhecimento, além de entreternimento, diversão é também uma escola, uma formadora de opiniões, uma propulsora de debates, sejam eles sobre as novelas, telejornais, programas de humor, receitas para o jantar, reportagens sobre o envelhecimento, etc... Muitas pessoas que não tiveram acesso à escola, podem ter o acesso à informação e à cultura por meio da televisão.

Eu sou de uma geração TV, sempre tive televisão em casa, não saberia e nem consigo imaginar a vida sem televisão.

Agora porque disse no título deste post que Uma coisa puxa outra? Justamente pelo fato de que a televisão marcou um período, melhorou a qualidade de vida das pessoas, sendo posterior ao rádio, que também mereceria uma outra postagem para falarmos com justiça sobre seus benefícios e sua durabilidade na sociedade. A televisão hoje passa por um novo período, o período da ampliação para a internet.

Podemos perceber que muitos programas de reportagens continuam seus debates na internet, contando também com a participação dos telespectadores. Muitos telejornais adotaram a interação dos internautas em suas reportagens, com opiniões, perguntas, enquetes. Até mesmo os programas esportivos contam com o auxílio da rede mundial para melhorar os debates no horário de transmissão de jogos ou nos intervalos.

Toda emissora de TV possui uma página na internet, onde podemos ver novamente algo que nos interessou. Podemos rever uma notícia, assistir novamente o passo-a-passo de uma receita de bolo...

Rádio, televisão, internet... uma coisa puxa a outra, e todas estão para garantir que nós, meros ouvintes, telespectadores ou internautas possamos desfrutar cada vez mais dos benefícios que a comunicação nos oferecem. Abrem-se novos leques, para que possamos selecionar o tipo de informação que queremos ou o tipo de diversão que queremos.

É claro que nem toda a programação, seja do rádio, TV ou internet é boa, mas cada vez mais temos a possibilidade de escolha.

O que será que virá depois??? as vezes me bate uma curiosidade de saber como será a vida daqui a uns 50 anos... qual será o novo meio de comunicação? Mas daí penso que o que importa mesmo é viver da melhor maneira possível, aproveitar das vantagens desta época e esperar os 50 anos passarem... talvez nem sintamos as mudanças tão bruscamente...