Pesquisa

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lições do futebol para a educação...


Recentemente recebi um email com uma fala do Senador Cristóvam Buarque: "O Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste. Mas é o 85º em educação e não há tristeza."

Fiquei pensando a respeito, e recorrendo às minhas lembranças de conversas com amigos percebo algo em comum. Sempre que estamos assistindo um telejornal que nos trás as noticias referentes à educação em nosso país, falando de índices, de descasos, de falhas e etc pensamos nas crianças na primeira fase escolar e nos indignamos pensando que os nossos representantes no governo não fazem nada, não se preocupam mas que apesar disso devemos cumprir o nosso papel, seja como pais de alunos, professores, e o que for. Todos discutem um pouco o assunto em frente a TV até que o repórter fale: "A seguir: os gols do brasileirão" ou " Os preparativos para a festa de 2014"... Pronto... as atenções mudam de lugar e isso passa a ser muito mais importante, de modo a serem feitas críticas aos técnicos de futebol, sugestões de coisas importantes ao clube, planos para que na copa sediada no Brasil alguns jogadores jovens possam jogar... etc, etc, etc...

Acho que talvez uma das indignações de Cristóvam Buarque é justamente o fato de quando se tratam de temas como Educação - o que deveria ser prioridade absoluta em todos os governos - a população reclama sim, mas pouco faz para melhorar alguma coisa. Não são feitos muitos planos para 2014 como no futebol, não há uma real preocupação sobre o que se ensina e quem ensina nas escolas, não existem muitas sugestões de mudança. No futebol se um técnico não ajuda um time a crescer, ele é mandado embora, vaiado, criticado, todos lembram o seu nome e sabem na ponta da língua o nome das sugestões para substituição.
Não acho errado, pois eu também sou fã de futebol e esportes em geral, também gosto de dar meus palpites, criticar, mas penso que essa mesma euforia que o brasileiro tem com o futebol deve existir quando tratamos de educação.
Os índices, os números, as derrotas e as vitórias em educação dever ter grande importância nas nossas vidas.
As metas a serem atingidas pela educação nacional são muitas. Não apenas alfabetizar as criancinhas, formar milhares de jovens no ensino superior, zerar a evasão no ensino médio, pois estas metas podem ser atingidas, o que falo são das metas de mudança de cultura, de pensamento.
Não basta um adolescente não ter nenhuma falta e estar acima da média na escola, é preciso que ele goste de estudar, que ele faça planos para a sua educação. Assim como uma criança que aprende a ler, escrever, fazer contas e decorar a tabuada, precisa muito mais do que isso, precisa gostar de aprender, saber que vai passar mais alguns anos de sua vida na escola e vibrar com isso. É preciso que um jovem que ingressa na faculdade queira muito mais que ganhar dinheiro com uma profissão, queira ser útil para a economia do país, útil para um setor em desenvolvimento, útil para a melhoria na educação, da saúde, da construção, da qualidade de vida em geral, servindo de mão de obra bem qualificada e preparada, sem perder sua vaga para um estrangeiro tendo de ouvir que no Brasil falta mão de obra especializada.

É necessário que vários gols sejam marcados no cenário da educação no nosso país, mas todo gol é fruto de passes feitos, de jogadas ensaiadas, de treino, por isso precisamos mudar nosso pensamento e começar a estudar, planejar a melhor maneira de melhorar os índices, dando passes, pequenos passos, driblando as dificuldades e o comodismo, utilizar de exemplos de sucesso como verdadeiras jogadas ensaiadas, melhorando nosso comportamento na sociedade causando a mudança de identidade de um terceiro mundo com educação ruim para um país campeão em todos os setores do crescimento.
Um time só é campeão se souber jogar e marcar gols. Mudar de treinador, contratar craques, jogar no meio de campo de nada adianta, são os passes, os treinos, as jogadas, os dribles e os gols que o fazem campeão.
Vamos aprender com o futebol. A educação só irá melhorar quando aprendermos que é preciso estudo, vontade, determinação, mudança de hábitos e coragem para que os índices sejam alcançados.

OBS: Teremos a oportunidade de mudar de treinador na nossa equipe... poderemos contratar novos craques e alguns reforços, que sabem como jogar direito, vão sair do meio de campo para avançar rumo aos gols que precisamos. Só precisamos conhecer bem quem é este treinador e seus reforços, conhecer seu modo de jogo e ver se condiz com o objetivo da equipe em geral: Vitória.


É SÓ VOTAR!!!