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quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Progressão Continuada ou Aprovação Automática???
Já conversei com várias pessoas que fazem uma confusão no que se trata de Progressão Continuada e Aprovação Automática, o que é absolutamente normal de se confundir, pois muitos candidatos que sempre falam sobre isso não explicam à população do que se trata, não são claros e as vezes ajudam a confundir ainda mais a cabeça dos eleitores.
Assisti a um trecho do debate da TV Record com os candidatos ao governo de São Paulo e o candidato do PSDB falou a seguinte frase:
"O que existe no Estado de São Paulo não é Aprovação Automática, e sim Progressão Continuada, que foi implantada no município de São Paulo pela Prefeita Luiza Erundina e teve continuidade com a Prefeita Marta do PT."
Muitos pais de alunos das escolas públicas podem se perguntar: O que é que tem de diferente nesses dois nomes sendo que no fim das contas os alunos estão passando de ano sem saber???
Em São Paulo o modelo de ensino adotado é realmente o de Progressão Continuada. Veja uma breve explicação extraída do DIEB (Dicionário Interativo da Educação Brasileira):
PROGRESSÃO CONTINUADA
Procedimento utilizado pela escola que permite ao aluno avanços sucessivos e sem interrupções, nas séries, ciclos ou fases. É considerada uma metodologia pedagógica avançada por propor uma avaliação constante, contínua e cumulativa, além de se basear na idéia de que reprovar o aluno sucessivamente não contribui para melhorar seu aprendizado.
No Brasil, a ruptura com a organização seriada do ensino, que teve início nos anos oitenta, a partir da implantação de ciclos nas séries iniciais do ensino fundamental, colocou a progressão continuada como uma tendência orientada pelo governo, principalmente após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. A LDB propõe a progressão continuada organizada em forma de ciclos, considerando o conhecimento como processo e vivência que não admitem a idéia de interrupção, mas sim de construção, em que o aluno está continuamente se formando, construindo significados a partir das relações dos homens com o mundo e entre si.
A estratégia de adoção do regime de progressão continuada, de acordo com a LDB, “contribui para viabilizar a universalização da educação básica, que é o impulso para as nações se projetarem e competirem mundialmente, e também é um meio de garantir o acesso e principalmente a permanência do aluno na escola.” Dessa forma, o objetivo da progressão continuada, além de aumentar a qualidade de ensino, é eliminar a defasagem idade/série, combater a evasão e evitar múltiplas repetências.
De acordo com a progressão continuada o aluno passa automaticamente pelas séries mas é avaliado ao longo e ao final de um ciclo. Quem não aprende adequadamente deve passar pelos processos de “aceleração”, também conhecido como recuperação.
Ou seja, a Progressão Continuada é uma ideia boa sobre o ensino e talvez a mais eficiente, visto que tem como objetivo diminuir os índices de evasão e equilibrar os alunos de mesma idade nas séries em que estão cursando. O grande ponto de conflito entre esse modelo de estruturação em ciclos e a situação real da educação em nosso Estado é que para que de fato a Progressão Continuada tenha sucesso é necessário políticas públicas para que hajam melhores condições de formação dos docentes, melhores condições estruturais e salariais para os professores, que são as principais peças para a verdadeira implantação da Progressão Continuada.
Acredito que este assunto de acabar ou não com a Progressão Automática, deve ser mais investigado por nós eleitores, pois alguns dizem que vão acabar com a "aprovação automática" sendo que ela não existe e não esclarecem bem à população quais serão as medidas a serem tomadas caso este modelo de ensino que vem acontecendo no Estado seja mudado. Como ficará a educação afinal? O que eles propõem fazem para que não haja evasão escolar, ou para que os alunos cheguem ao final de cada ano com todas as competências adquiridas?
A grande questão não é prometer que os alunos não vão mais passar de ano sem saber, a grande questão é o que vai ser feito para que os alunos se encantem com a escola, sintam-se à vontade ao aprender, tenham interesses em ir à escola. Isso só irá acontecer quando as medidas de apoio ao professor, a capacitação de todos os profissionais das escolas, a mudança de comportamento mediante aos processos de ensino-aprendizagem e a criação de políticas que valorizem os profissionais da educação pública.
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