Pesquisa

sexta-feira, 30 de abril de 2010

São Bento, São Benê, São Benedito Dito Santo...






Realmente, uma das festas populares mais bonitas que eu já presenciei! Esse ano aconteceu a 101ª Festa de São Benedito, na cidade de Aparecida/ SP. O evento reuniu milhares de devotos do Santo padroeiro dos cozinheiros, foram distribuidos os tradicionais doces e pães, que totalizaram 10 toneladas.
A festa, referencia nacional de cultura popular e sincretismo, tem início no Domingo de Páscoa, com a primeira novena. A irmandade de São Benedito vem trazendo o rei e a rainha com seu batuque típico.
Todo o evento é recheado de alegria, rítmos, bonecos gigantes, turbantes, colares, dança. É o dia onde o povo simples se trasnforma em rei, fazendo com que toda a plateia se curve perante a beleza e a sabedoria dos grupos folclóricos.
Este foi o primeiro ano em que participo da festa, digo o primeiro porque quero participar de todos, se for possível, e algo que me chamou muito a atenção é que a devoção e a tradição não tem idade. Muitas crianças, jovens, adolescentes, adultos, idosos, subindo a ladeira da Igreja de São Benedito cantando e dançando com o mesmo entusiasmo e vibração.
A cada grupo que passava em nossa frente, o coração pulsava no ritmo dos batuques, dos chocalhos, é impossível não se apaixonar pelo Brasil. De verdade, dá um orgulho imenso pertencer a essa nação tão rica culturalmente.
Por essa razão, acredito que a participação em festas populares, independentemente de religião, é fundamental para a formação da nossa identidade, dos nossos conceitos. Me encantei com a beleza do Brasil.

Criei um blog

Sempre fui uma pessoa mais de papel do que computador, mas ultimamente venho mudando meus conceitos. Agora estou até criando um blog.
Minha intenção é usar essa ferramenta maravilhosa, a tecnologia, para aprender mais e poder compartilhar minhas dúvidas, meus pensamentos, meus textos, minhas músicas...