Pesquisa

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

MPB - (Música Para Baixar)


Os CD's estão cada vez comprados em menores quantidades. Nas lojas de variedades, hipermercados eles ficam expostos em baciões, com preços cada vez menores, e até mesmo os "piratas" já encontraram outro tesouro: o DVD.
Enfim... comprar um CD de músicas está virando coisa do passado.

Agora é a vez dos pendrives, MP4, celulares com vários Giga Bites... Os aparelhos de som sejam para a sala da sua casa, ou para o carro já estão sendo fabricados quase todos com entrada USB(Universal Serial Bus) é uma conexão do tipo "ligar e usar".
!"
É raro encontrar algum jovem que não utilize de um pendrive, assim como também é raro que neste mesmo pendrive não haja pastas com músicas de seus artistas favoritos.
E se perguntarmos como conseguiu as músicas a resposta será na maioria das vezes: "Baixei da Internet!"

Lembro-me da época em que os CD's começaram a ganhar espaço nas lojas. Meu pai havia comprado um aparelho de som que era toca-fitas, toca-discos, e "toca-CD", mas como não tínhamos nenhum CD para testar o aparelho, fomos até a uma Vídeo Locadora alugar CD... (eu pedi para que ele alugasse um dos Paralamas do Sucesso e um dos Mamonas Assassinas). E a partir daí os CD's foram tomando conta... mas como era muito caro comprar um CD original, surgiu a pirataria, com CD's idênticos os originais... quase idênticos...

Hoje o que vemos é uma efervescência de DVD's piratas vendidos em saquinhos plásticos e alguns poucos CD's, também vendidos em saquinhos, mas na maioria das vezes em formato MP3, e contendo em cada CD umas 500 músicas, ou toda a discografia de um artista, mas que mesmo assim não são tão vendidos, pois a internet possibilita com muita facilidade a todos, fazer o download de quantas músicas músicas couberem nos Giga Bites dos pendrives, ou no cartão de memória do celular.

Acredito que estamos em mais um período de revolução. A revolução da MPB (Música para baixar). Daqui a pouco os vendedores ambulantes estarão vendendo pendrives 8 Gigas com a discografia completa de todos artistas da MPB( Música Popular Brasileira)... E mesmo assim, não vai ter tanto comprador.