Pesquisa

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sacializando alguns causos...


Dona Laurinda estava preparando o leite para suas filhas tomarem antes de dormir. Dirigiu-se ao fogão com a caneca cheia de leite, colocando-a em fogo baixo para não levantar fervura. Enquanto esperava o leite esquentar escutou um barulho de panela batendo e caindo da prateleira que estava bem atrás dela... olhou pras panelas no chão, resmungou alguma coisa enquanto arrumava tudo novamente na prateleira... Sem perceber o leite estava quase transbordando da caneca... Desligou o fogo, colocou bastante açúcar, pois suas filhas gostavam de leite bem docinho.

Quando as meninas tomaram o leitinho a reclamação começou...

__Mãe, o leite tá ruim... (disse a mais velha.)
__ Larga de frescura menina, o leite tá gostoso sim, eu acabei de fazer! (rebateu a mãe)
__ Não mãe, tá ruim de verdade... (resmungou a mais nova)
__ Ai ai ai... deixa eu provar esse leite aqui, vou mostrar que ele não tá ruim!!

Foi então que Dona Laurinda bebeu um gole do leite de uma das filhas... fez uma careta e deu logo um grito:

__ Ai... mas eu pego esse danado desse Saci que trocou o açúcar pelo sal...!!!


Muitos de nós já devemos ter ouvido essa singela historinha de Saci, talvez com outros personagens, com outro contexto, por nossas avós, mãe, pai, tios, vizinhos...
O que importa é que o Saci sempre esteve presente para explicar o inexplicável... para levar a culpa de suas travessuras que ninguém consegue ver... ou as vezes consegue!

O Saci é muito mais que uma lenda, é também um brasileiro como todos nós, ou talvez seja ele o símbolo do moleque bagunceiro que há em cada um de nós.

Outro dia assisti a um vídeo que falava sobre o Saci, e ouvi uma história sobre como o negrinho de uma perna só nasceu.

A história conta que o Saci era filho de uma escrava com um coronel muito bravo que não queria que sua mulher descobrisse o filho bastardo. Foi então que o Coronel prometeu matar o filho da negra assim que nascesse. E para matá-lo resolveu que iria cortar uma perna do menino e jogá-lo no mato.

Aconteceu que no dia do nascimento do moleque todos viram que ele já havia nascido com uma só perna... O Coronel ficou furioso, mas mesmo assim levou o menino para o matagal e o deixou debaixo de uma árvore. Saci foi um menino criado livre, sem limites para sua liberdade, por isso gosta tanto de fazer travessuras e se diverte com as bagunças que apronta.

É... como o Saci nasceu na verdade não importa... o que importa mesmo é mantê-lo vivo para sempre! Deixando ele brincar à vontade, com a inocência de uma eterna criança travessa, com a liberdade de um ilustre brasileiro.

Para isso, é só continuar Sacializando uns causos de Saci... conte histórias de Saci pra criançada, procure conhecer mais histórias desse perneta sapeca...
Você vai ver que anda sempre por aí... Um dia a gente ainda tira uma foto desse Saci... ah se tira!!!