Pesquisa

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Batismo de Sangue


Batismo de Sangue é o nome de um filme de produção nacional que tive a grande sorte de assistir. Sorte porque passou num domingo à noite em um canal que não tenho o costume de assistir... mas sabe quando a gente fica procurando alguma coisa boa na TV, cansa de procurar e pára em qualquer canal mesmo... então... foi assim. Somente vi que no filme contracenavam os atores Caio Blat, Daniel de Oliveira e Angelo Antonio, mas nem o nome do filme era exibido, fiquei sabendo só quando acabou...

Enfim, considero uma sorte. Assisti com minha mãe e nós duas até perdemos o sono assistindo à obra que foi baseada no livro homônimo de Frei Betto, que foi lançado originalmente em 1983.

Uma breve sinopse: Na cidade de São Paulo, no final da década de 1960, o convento dos frades dominicanos torna-se uma das mais fortes resistências à ditadura militar vigente no Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis "Tito", "Betto", "Oswaldo", "Fernando" e "Ivo", passam a apoiar logistica e politicamente o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado à época por Carlos Marighella.
O grupo dissocia-se após uma conversa entre Frei Diogo e seus frades, onde conlui-se a necessitade de dispersão do grupo a partir de então. Frei Ivo e Frei Fernando partem para o Rio de Janeiro, onde são surpreendidos e torturados por oficiais brasileiros que, acusando-os de traidores da igreja e traidores da pátria, perguntam por informações sobre o local de reunião do grupo para a posterior captura e execução de seu líder, Carlos Marighella.
Após sofrerem cruel tortura, os frades informam aos policiais o horário e o local de reunião do grupo, onde Marighella costuma receber recursos oriundos da igreja. Marighella é então surpreendido e executado por policiais do DOPS paulista, sob o comando do delegado torturador Fleury. Frei Betto, refugiado no interior do Rio Grande do Sul, é encontrado, preso, e une-se ao restante do grupo no presídio de Tiradentes, em São Paulo, em 1971.
Os frades são posteriormente julgados e sentenciados a quatro anos de reclusão em regime fechado. A única exceção é Frei Tito, que liberto por um processo de negociação para a libertação de um embaixador seqüestrado pela ALN, exila-se na França. Frei Tito não consegue superar as seqüelas psicológicas sofridas após ser preso e torturado e acaba suicidando-se, ainda na França.



Quando o filme finalizou, eu e minha mãe ficamos uns segundos silenciadas... logo iniciamos um gostoso debate sobre o conteúdo retratado: O período da ditadura militar. O quão terrível foi essa realidade que o Brasil viveu. Quantos brasileiros sofreram, lutaram, morreram. Nos presídios haviam mais homens de bem do que bandidos. Era proibido falar o que pensa, e até mesmo pensar... Como foi sofrida a conquista pela democracia em nosso país, como foi desejada, como foi marcada por sangue e lágrima, quantos heróis de verdade nós tivemos. Se tem uma coisa de bonita nessa história triste foi ter o objetivo alcançado.
Mas será que foi alcançado mesmo?

Que triste pensar que depois de tanto lutar pela democracia fazemos o que estamos fazendo com ela... Que triste pensar que depois de tanto lutar pela democracia ainda elegemos Tiriricas, Malufs, Maguilas, Pêras... ainda temos cidades devastadas pela corrupção onde nem primeira dama escapa das falcatruas... Que triste pensar que a memória é curta quando se fala de política... Que triste pensar que ainda existem brasileiros que acreditam que a época da ditadura militar era boa... Que triste...

É, vale lembrar e até mesmo apelar às pessoas que a democracia é muito bonita pra ser jogada no lixo, e que muitos irmãos, filhos da nossa pátria mãe gentil sofreram muito para que hoje nós pudessemos desfrutar dessa oportunidade e liberdade de escolher, de falar, de pensar, de debater, de perguntar, de votar.
A eleição está chegando.
Lembre-se de um batismo de sangue antes de beneficiar qualquer um com seu voto.