Pesquisa

quarta-feira, 7 de julho de 2010

TCC - Motivo de orgulho


Acabou, agora é verdade. Ao final da apresentação do trabalho de conclusão de curso é este o pensamento que nos vem à cabeça, a finalização de uma etapa da vida, o alívio de ter sido tirado uma peso de nossas costas, a sensação de missão cumprida, etc.
Tenho certeza que o dia 06 de julho de 2010 ficará gravado em minha memória como lembrança de um dia feliz. Ao apresentar e defender um trabalho no qual dedicamos grande tempo de nossos estudos, boa parte das nossas madrugadas, muitas leituras sobre um único tema e a atenção em nossa pesquisa da prática, é inevitável conter a emoção e o nervosismo. Acredito que isso acontece porque sabemos, mais do que qualquer outra pessoa, o quanto aquele trabalho apresentado tem significância em nossa vida, o quanto ele é verdadeiro e que precisamos defendê-lo para que todos saibam o que ele representa.
Tive o grande prazer de falar sobre algo que realmente me interessa e fez parte da minha vida, e de compartilhar momentos de estudo do tema com companheiras de grupo que também dão importância para tal tema. Apresentamos o trabalho para um trio de verdadeiras mestres. Professoras universitárias de altíssima competência, que durante todo o curso nos ensinaram, inspiraram, guiaram e avaliaram, a fim de que chegássemos ao momento de defendermos algo nosso, algo que buscamos respostas de forma autonoma, o TCC.
Uma das professoras avaliadoras em nossa banca do TCC nos falou o seguinte: "Existem trabalhos de conclusão de curso que após serem apresentados vão para uma gaveta qualquer e são esquecidos facilmente, já outros, são motivos de orgulho e conquista, serão mostrados para todos os amigos, e não serão esquecidos.
Sem medo algum, eu digo que o trabalho que concluiu meu curso de pedagogia é motivo de muito orgulho, não será esquecido em uma gaveta, e vou continuar mostrando para meus amigos.

O trabalho na íntegra encontra-se em:
http://www.4shared.com/document/jmCRoeL-/Tcc_-_Digitalizado.html