Pesquisa

terça-feira, 31 de agosto de 2010

"Pior que tá não fica"??? será???


Esta frase que dá título à postagem de hoje talvez será uma das grandes marcas das eleições deste ano. Dita por um candidato "abestado" assumido, esta "belíssima" frase nos faz pensar em uma coisa: Será que a situação pode ficar pior??? Bom eu acredito que sim... infelizmente.

Sou uma pessoa que gosta de verdade de assistir horário eleitoral, debates, entrevistas com candidatos, etc... quando era adolescente não via a hora de fazer 16 anos para poder ir sozinha à urna e depositar meu voto. Não sou militante, não pertenço a nenhum grupo político no bairro onde moro... simplesmente gosto de votar, gosto de prestar atenção nos políticos, gosto de conversar com pessoas que fazem parte de um partido, com vereadores, etc.

Mas a cada eleição adquiro uma consciência diferente. Agente vai ficando mais velho e mais "chato" para determinados assuntos...( nem queiram me imaginar com uns 80 anos...rsrs) E me revolto com certos tipos que aparecem nas propagandas políticas. Ainda mais pelo fato de que os piores são os que aparecem com maior frequência. (há algumas excessões)

Fico me perguntando: Como é que um partido que se diz sério aceita ter como candidato a Deputado Federal um palhaço como o Tiririca?? Bom... pelo menos ele é sincero em dizer que não sabe o que um Deputado Federal faz...

E assim como o Tiririca, existem vários. Aparecem com a cara lavada, ainda dizendo que são "Ficha Limpa"( a nova moda dos candidatos)...

O pior de tudo é que eu já tive o "privilégio" de falar com algumas pessoas que dão risada do Tiririca ou de outros palhaços do horário eleitoral e ainda têm a coragem de dizer que são capazes de votar neles, que realmente "pior que tá num fica".
Sinceramente... eu infelizmente acredito sim que pior do que está pode ficar... pois muitas pessoas acham que horário eleitoral é programa de humor... Não é. Pode até parecer um programa de terror!

Coisas como o Tiririca, Cameron Brasil, Mulher Pêra, Maguila, Maluf, entre outros não deveriam nos fazer rir... deveriam nos fazer chorar... porque precisamos de candidatos sérios, de candidatos que respeitem os eleitores. Candidatos que nos façam assistir um horário eleitoral com prazer. Candidatos que tragam de volta aos brasileiros o espírito de mudança, a vontade de querer melhorar, a esperança de que ao depositar um voto na urna, estamos colaborando para que o Brasil fique melhor.

Assim como a candidata à Presidência da República Marina Silva falou em entrevista ao Jornal Nacional: "Tem muita gente boa trabalhando na política, independentemente de partido..." Precisamos começar a conhecer os candidatos, e veremos que realmente tem muita gente boa. Podem não estar no topo das pesquisas, mas valem a pena.

Mudando de frase... " Melhor que está fica!!!"

domingo, 29 de agosto de 2010

Formatura: O grande momento!!!


Um momento... Existiu um momento especial na vida de cada um de nós que se forma hoje. Para alguns o momento em que lemos um anúncio no jornal nos convidando a ingressar na faculdade, ou o momento em que saímos do ensino médio e arriscamos prestar vestibular para pedagogia. Para outros foi o momento em que olhamos nossas conquistas de toda uma vida dedicada aos filhos, à família e decidimos a partir desse momento dedicar a vida ao estudo de algo que nos complete.

E hoje estamos aqui, três anos e seis meses depois para celebrar mais um momento especial em nossa vida. O momento que contempla todos os outros momentos já vividos sejam eles tristes ou felizes, fáceis ou difíceis.

É nesse momento que paramos para pensar nas noites em claro lendo um texto para a prova do dia seguinte, nas horas que passamos em frente ao computador montando uma apresentação de trabalho.

É nesse momento que nos lembramos das conversas em sala, dos estudos, trabalhos em grupo, das gargalhadas, piadas, lágrimas, conselhos e amizades que esses três anos e meio de convívio nos proporcionaram.

É nesse momento que olhamos ao nosso redor e podemos ver o quanto somos amados e amadas por nossos familiares, pais, namorados, maridos, filhos que souberam nos dar a força necessária para continuarmos firmes nos estudos, ou que nos inspiraram a seguir essa profissão tão bela da qual nos orgulhamos tanto.

É nesse momento que olhamos para os professores presentes e afirmamos sem sombra de dúvidas que eles e todos os professores do nosso curso foram verdadeiros presentes, nos ensinando a amar a profissão, a conhecer e querer conhecer cada vez mais do nosso trabalho. Professores que nos incentivaram e são inspiração para seguirmos protagonistas da mudança para melhorar a educação no nosso país.

É nesse momento que nos lembramos de todos os funcionários do nosso campus Vila Branca que tiveram a boa vontade sempre em nos ajudar, que nos recebiam todas as manhãs com carinho. Em especial ao nosso querido homenageado: Sr Jorge, que sempre tinha um sorriso no rosto e uma goiaba nas mãos para nos agradar. Ele que foi também um professor, ensinando-nos muitas coisas sobre os jardins que ele cuida, sobre a mata, sobre as coisas simples da vida.

É nesse momento que percebemos que foi tudo tão rápido. Não víamos a hora de acabar o curso, e agora que chegamos ao fim esse fim tornou-se apenas o começo de uma vida que queremos dedicar à educação, a educar novas vidas, reconhecendo nosso papel e nossa importância no processo de formação de nossos alunos.

É nesse momento que a lágrima de emoção rola dos nossos olhos como um sinal da felicidade de estarmos aqui, do orgulho de nós mesmos, da alegria de poder dizer: Conseguimos, vencemos, superamos nossos limites, ultrapassamos as barreiras que nos foram impostas. Estamos aqui! Somos pedagogas!

Discurso da turma de pedagogia
UNIVAP - VILA BRANCA - 2010