Pesquisa

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Um estágio em nossas vidas...


Uma coisa é certa: toda licenciatura tem seus estágios, não só os estagios das aprendizagens de coisas novas, das matérias encantadoras que nos fazem viajar... dos textos que, quando lemos pensamos " o que é que eu estou fazendo aqui?", os estágios de crescimento e amadurecimento das ideias, os estágios de encantameno pela profissão, e etc.
Toda licenciatura, ou graduação, proporciona aos futuros profissionais a oportunidade de experimentar a profissão, o estágio.
É claro que em alguns casos o graduando apenas realiza os chamados "Estagios Supervisionados", que, cá entre nós, não serve pra quase nada pois a carga horária é mínima, não dá pra fazer nenhuma análise em um mês frequentando uma escola, uma sala de aula.
Falo dos estágios por contrato, onde trabalhamos no mínimo 6 meses, cumprindo uma carga horária determinada, recebendo, fazendo parte de uma equipe integrada na escola.
Uma mania que adquiri, acho que pela necessidade de me expressar melhor, é a de comparar situações de trabalho com a vida pessoal, e, tomei a liberdade de comparar o Estágio com o namoro. Acredito que as duas situações da nossa vida são bastante semelhantes e necessitam de cuidado, atenção e carinho na nossa observação.
Tanto no estágio quanto no namoro, nós não sabemos direito o que nos espera, e ficamos muitas vezes na espera de que o outro ( a escola ou o namorado/a) se manifeste, demonstrando interesse no que fazemos, valorizando a nossa importância, e quando não nos sentimos correspondidos nos frustramos. Pensamos em desistir, mas o amor ( pelo estágio ou pelo namorado/a) fala mais alto...
Enfim, o estágio, assim como o namoro, é um período para que possamos conhecer o outro, aprendendo com suas qualidades, tentando melhorar alguns defeitos que sejam encontrados, afim de ter a certeza de que se quer firmar um laço definitivo (contratação ou casamento).
Em cada relação que estabelecemos na vida devemos refletir sobre qual a nossa posição, nossa postura diante dos fatos. Bem aquela frase: "Ponha-se no seu lugar!"... acredito que devemos dizer a nós mesmos essa frase, para que não confundamos as coisas.
Aprendi muito com os estágios em que trabalhei, pude ter uma boa base em vários níveis da educação, e isso só fez com que me apaixonasse ainda mais e queira firmar um casamento eterno com a profissão de educadora. Em todos os lugares onde estagiei acredito ter deixado alguma marquinha e tenho profunda certeza de que estou levando muitas marcas tatuadas no meu coração e nas minhas idéias.
Mas como o próprio nome diz, é um estágio... que existe mas acaba, dando lugar a outra relação: a de profissional, assim como o namoro dá lugar ao casamento quando a certeza do amor impera nos dois sujeitos envolvidos...
Posso estar parecendo um pouco romântica, e concordo... pois, estou prestes a terminar um estágio em minha vida e firmar um casamento com a educação, sem pretenção de separação.
Não vou negar... tive outros amores em minha vida, e ainda os tenho, como a música e as artes, mas... a escola me proporciona a alegria de sentir-me importante para outras vidas, e, nada impede que continue a me encontrar com a música em circunstancias melhores ainda do que palcos.
Alguns podem pensar que é o deslumbramento de uma recém formada, mas... se for... é só lembrar: Na alegria e na tristesa... no infantil e no fundamental... na aula de matemática e de português... rsss