Pesquisa

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Família


No domingo dia 08 toda igreja católica do Brasil iniciou a Semana da Família. Uma semana com encontros diários para a discussão e reflexão de temas importantes para as famílias brasileiras.

Venho pensando a algum tempo sobre as estruturas familiares e os modelos que encontramos nos dias atuais, bom, na verdade não podemos dizer que há um modelo de família hoje, pois sabemos que "cada casa é um caso", ou seja, em cada casa vemos um modelo familiar diferente.

Até aí... tudo certo, pois contando que no modelo familiar, seja ele qual for, haja amor, dedicação para com as crianças, respeito, carinho, educação, cuidado... certamente não haverá nenhum dano para a sociedade, ou para o crescimento sadio das crianças que fazem parte da família.

Mas infelizmente o que estamos vendo acontecer com as famílias? crianças abandonadas, crianças engravidando e abortando, pais pedófilos, avós pedófilos, mães e pais obrigando seus filhos a roubar ou se prostituir para alimentar um vício das drogas. Como vimos na edição de hoje, quarta feira no Jornal Hoje: Quatro crianças entre 3 e 10 anos tentando assaltar um condomínio no Rio de Janeiro, mandadas pela mãe que ameaçava bater nas crianças caso chegassem em casa sem nada em mãos.

Enfim... é preciso mudar esta situação. Mas ficamos nos perguntado como?
Bom, acredito que a mudança deve começar partindo da educação. Na escola principalmente, mas também na própria sociedade. Muitas vezes as pessoas discriminam em não olham ou falam com moradores de favelas, moradores de ruas, crianças pobres... não olhamos para estas pessoas como seres humanos, dignos de respeito.

Claro que não vamos salvar o mundo só com um olhar, mas com pequenas atitudes de respeito para com os outros, tratando a todos com igualdade talvez podemos evitar que uma mãe comece a usar drogas, ou que um pai mande seu filho roubar ao invés de estudar.
A única coisa que podemos dar para alguém é a esperança, e para dar algo é preciso ter sobrando... Eu tenho esperança de que logo esse quadro de fracassos familiares irá mudar, mas é preciso tomar atitudes. Atitudes como não aplaudir novelas que mostrem famílias fracassadas, não aplaudir pessoas que não valorizam suas famílias, não aplaudir gente que usa e abusa do "jeitinho brasileiro" para se dar bem Às custas dos outros... e outras coisas que necessitariam de outra postagem para falarmos mais...