Pesquisa

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Óh... e agora, quem poderá nos defender???


O que será que aconteceu com estas eleições?... No primeiro turno parecia que estava indo tão bem... As campanhas, as propostas, os debates, as entrevistas... tudo vinha demonstrando que o povo brasileiro e seus representantes escolhidos para disputar as eleições estavam com o foco de suas atenções inteiramente voltadas em trabalhar por um Brasil mais justo, mais sustentável, com mais igualdade social, mais desenvolvido, mais preocupado com a população e etc.

Isso que falo dedica-se a todos os candidatos que apareciam nas pesquisas. Todos.

Mas... o que aconteceu? Porque o segundo turno mudou tanto? As campanhas, as propostas, os debates, as entrevistas... o foco dos candidatos parece ter se voltado um para o outro. Ao inverso do que aconteceu no primeiro turno, estamos nos preocupando mais em quem fala mais verdades, quem fala mais mentiras, quem é a favor disso, contra aquilo, quem privatizou o quê, quem favoreceu quem...

Minha pergunta é: E o Brasil??? Esqueceram do Brasil... ou melhor... esqueceram do Brasil do futuro para lembrarem-se do Brasil do passado.

Passado de privatizações de uns... passado de mensalão de outros... Mas todos são passados.

Tenho as vezes a impressão de que de nada adiantou tanto debate no primeiro turno. Tantas discussões sobre temas de verdadeira importância para o Brasil do futuro como, sustentabilidade, geração de empregos, melhorias na educação, saúde...

Até as conversas entre nós eleitores. Antes falávamos sobre qual seria o melhor modelo de gestão para o Brasil, agora falamos sobre quem é verdadeiro ou não, quem mentiu mais na sua vida política.

A verdade é que o dilema destas eleições estão mais parecidos com os dilemas da novela das 8... Quem matou o Saulo??? Quem vai ficar com o Totó??? Quem vai ganhar??? Dilma ou Serra???

O que me preocupa é que com essas histórinhas de novela, um dia poderemos pensar que os políticos também são atores e na verdade tudo aquilo que eles vivem não passa de uma obra de ficção. Democracia??? que nada... é disputa ao Óscar.

E agora... Quem poderá nos defender???

Nenhum comentário:

Postar um comentário