Pesquisa

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sorria, que a vida sorrirá pra você...



É impressionante notar que hoje em dia algumas pessoas se espantam com a boa educação. A população parece estar se esquecendo daquelas regrinhas básicas de gentileza como com licença, bom dia, me desculpe, obrigado... são palavras cada vez menos escutadas.
As expressões faciais são sempre as mesmas, cara fechada, olhos sérios, testa franzida...A desculpa de sempre é a pressa, a correria da vida, mas será que justifica?
Certa vez li uma historinha no gibi do Cebolinha, de Maurício de Souza, que levava como título do quadrinho a expressão: "SOLIA QUE A VIDA SOLILÁ PLA VOCÊ", na história o personagem Cebolinha segue a proposta de sorrir para as pessoas, independente das situações, que por sinal são bem engraçadas: - ele caminha e o Cascão tropeça, Cebolinha sorri... Cascão logo acha que o amigo debocha dele e sai irritado... - Um menino joga bola e quebra a vidraça de uma janela, o dono da casa sai para ver e só quem está lá é o Cebolinha sorrindo para ele, Sem questionamento, já vai acusando Cebolinha de ter quebrado o vidro e ficar com aquela cara de bobo pra se dizer inocente...enfim, acontecem várias cenas em que o Cebolinha com o seu sorriso e sua filosofia de sorrir para tudo e todos só se dá mal.
Um dia desses fui tentar imitar o Cebolinha e, sorri pra todo mundo que passava por mim, claro que não tão comicamente, foi mais no sentido de "BOM DIA", um cumprimento. Interessante perceber que algumas dessas pessoas sorriam de volta e puxavam uma conversa comigo. Já a maioria se espantava e falava um "bom dia" em que mal dava para perceber o movimento de lábios e o som da voz, ou simplesmente rejeitava o cumprimento, se fazendo indiferente.
Realmente a dificuldade encontrada pelo Cebolinha não foi só dele. É desagradável pensar que as pessoas se desacostumaram com atitudes que eram consideradas comuns a tempos atrás, e que como na histórinha, apresentam reações de desconfiança e irritação.
Obviamente eu não continuei seguindo o lema do meu amigo Cebolinha com tanta fidelidade, mas procuro sempre preservar o sorriso no rosto, que além de evitar o aparecimento precoce de rugas, também traz algumas respostas sorridentes das pessoas do nosso convívio ou que passam pelo mesmo caminho que nós nas ruas movimentadas.
Acredito que apesar das respostas ríspidas de alguns, e da indiferença de outros, vale apenas sorrir, e a vida sorrirá para nós!!!
E você?... vai sorrir também?

Um comentário:

  1. Estava procurando por esta historinha no Google, e cheguei até o seu blog. Penso exatamente a mesma coisa.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir